terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Fantasma


A noite caiu quase sem avisar, de surdina e sem pensar ele aproximou-se da velha mansão, onde um dia nascera.
Trinta e seis anos atrás a abandonara, forçado que fora por seu pai, alegando que na morte de esposa e mãe, nada mais havia a fazer ali.
Forsyth lembrava-se do exterior magestoso, em silvo Renascentista, dos jardins bem aparados e tratados, de um verde inquietante e salutar.
Agora, agora tudo havia sido deixado ao abandono. Dos jardins restava lama, da fachada de tão branca caiada, cresciam heras e trepadeiras silvestres.
Tinha de entrar, tinha de VOLTAR A SER FELIZ, onde antes o fora.
Como calculara, o outrora resistente trinco da porta, cedera facilmente e a porta abrira.
De lanterna em punho, percorreu as divisões abandonadas, onde a poeira e o cheiro fétido, o contaminavam.
Ao chegar ao cimo das escadas, olhou com nostalgia os degraus de madeira.
Recordava-se trágicamente do corpo da mãe estendida, nestes mesmos degraus que conduzem aos quartos. Sabia que ela caira, pois vira, mas será que ele a empurrara...era jovem, criança talvez...não se lembra.
Por isso veio, para lutar com essa duvida.
Subitamente a lanterna deixou de funcionar e após um suave ranger das tabuas do chão gasto, um vulto brilhante surgiu. Sua mãe o encarava, pairando sobre ele.
Recuou uns passos assustados e de voz melancolica, ela disse:
-Sabia que virias fedelho!
-Mãe?
-Ja fui. Não sou mais.Mataste-me!
-Não, não...foi acidente, eu...acho que não
-Achas? eu dei-te tudo. Tudo fiz por ti
-Mas mãe eu era miudo.
-Eras gente certamente, e agora vais pagar.
-Por Deus ,não.
Num movimento rápido desviou-se de tão negra criatura. Porém o degrau cedeu, e perdendo o equilibrio, caiu, rolou escadas abaixo e nesses segundos fugazes, lembrou-se:
-Não a empurrei, ela caiu. Ela ia-me dizer algo, virou-se e caiu. Como eu agora.!
A cabeça bateu fortemente no corrimão, resultando uma poça de sangue, e perdeu os sentidos.Enquanto o fantasma sorria, e lhe raasgava o corpo tirando o coração que ainda batia.


-Sr. Forsyth?
-Sim?
-O electrocardiograma está pronto. Creio que o senhor adormeceu.
Ele olhou em volta, estava na clinica onde sempre estivera.
Havia sonhado com o seu fantasma uma vez mais. Mais lembrava-se. Desta vez lembrava-se...

Sem comentários:

Enviar um comentário